domingo, novembro 07, 2010

E qual é o papel do Movimento Estudantil nessa conjuntura?


E qual é o papel do movimento estudantil nessa conjuntura?

            O movimento estudantil, como sendo um movimento social legítimo, deve se empenhar na luta política por um outro projeto de sociedade. Através de suas entidades representativas, como o Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFG), o estudante tem a possibilidade de se organizar e – para além das pautas específicas de seu curso ou da universidade – defender uma sociedade livre de opressões e exploração dos trabalhadores.
            Entendemos que é fundamental que as entidades estudantis sirvam como mediadoras da luta política, permitindo que o estuante atue dentro e fora da universidade, articulado aos seus pares e aos movimentos sociais. Por isso um DCE forte e combativo deve se posicionar claramente acerca de suas concepções, levantando bandeiras e compreendendo a sua real importância na transformação da realidade.
            É nosso papel cobrar dos reitores e diretores de unidades, melhores condições de ensino e de aprendizagem. Cobrar destes que a universidade cumpra sua função social e atenda também os filhos da classe trabalhadora. Cobrar uma política de assistência estudantil efetiva que garanta a permanência das classes populares na Universidade. Cobrar que a prioridade da pesquisa e da extensão seja a produção de conhecimento socialmente útil.
            É nosso papel cobrar dos nossos governantes eleitos, tanto em nível estadual quanto municipal, que honrem seus compromissos. Cobrar nas ruas o nosso passe livre-estudantil, a reforma política e agrária, o cumprimento do piso salarial dos professores da rede, cobrar melhorias para a saúde pública e mais investimentos em políticas culturais.
            Se o estudante fica parado, preso na redoma de sua sala de aula, irá se tornar expectador de sua própria história, um contemplador de sua realidade. Por acreditarmos que só a luta organizada é que mudará o cenário político e social brasileiro apresentamos a nossa chapa “Unidade pra lutar: por uma Universidade Popular”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário