sexta-feira, abril 15, 2011

Estudantes cobram passe livre e protestam contra aumento das tarifas


A cobrança pelo passe livre estudantil e o repúdio ao aumento na tarifa do transporte coletivo em Goiânia levaram novamente um grupo de estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) a protestarem contra esta situação. A manifestação começou no Campus II da UFG, com cerca de 150 jovens, que seguiram até a Praça da Bíblia e, em seguida, até a Praça Cívica.
Os estudantes cobram melhorias no transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia, especialmente as linhas que atendem as proximidades do Campus II da UFG, no Conjunto Itatiaia. A diretora do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFG, Marcela Oliveira Coimbra Silva, reclama das modificações que foram feitas nas linhas que chegam ao Campus.
“A gente tem algumas demandas que não são respondidas. Houve algumas mudanças de algumas linhas que estenderam um pouco o local de passagem. Eles estão passando em outros lugares e isso demora um pouco mais na chegada”, comentou Marcela, em entrevista ao repórter da RÁDIO 730, Samuel Straioto. Os estudantes reivindicam uma linha de ônibus que vá do Terminal Padre Pelágio direto ao Campus II da UFG.
“Os estudantes tem que pegar ônibus na Praça A, que já é lotado, não tem capacidade, e tem que pegar um ônibus mais lotado ainda. Então uma das nossas reivindicações é que tenha um ônibus que saia do Padre Pelágio direto para o Campos II”, ressaltou Marcela. Moradora do residencial São Geraldo, Leila Regina Vieira também apóia a reclamação feita pelos manifestantes
“A qualidade do transporte coletivo é muito ruim para nós, principalmente para os estudantes, para os portadores de deficiência que moram aqui no residencial São Geraldo, nós temos uma certa dificuldade de locomoção até chegar ao ponto de ônibus, e o ônibus é muito demorado, é muito difícil”, analisou.
Integração
Também diretor do DCE da UFG, Gildete Damasceno Júnior, reforçou que esta primeira manifestação serve para dar suporte a outras ações que os estudantes pretendem realizar. “Na verdade a gente está fazendo essa primeira manifestação para poder descentralizar, porque a gente acha que o transporte não é um problema que tange somente os estudantes da UFG”, reiterou.
“Hoje ainda vai ser feita uma Assembleia que vai encaminhar o rumo do nosso movimento. Então provavelmente durante essa semana a gente vai aglutinar a outros grupos e promover a manifestação com o maior número de pessoas”, declarou Gildete. No dia primeiro deste mês os estudantes já tinham realizado protesto com as mesmas reivindicações.
Incidentes
Durante o protesto, alguns incidentes ocorreram. Os manifestantes iniciaram protesto na Faculdade de Letras da UFG, percorreram a pé uma Avenida no Conjunto Itatiaia, em seguida pararam dois ônibus do transporte coletivo e foram para o Terminal da Praça da Bíblia.
Um vidro de um veículo em que estavam foi quebrado e também pichado. Durante aproximadamente 20 minutos, o terminal ficou parcialmente interditado pelos estudantes. Apesar dos incidentes, ninguém foi preso pela polícia. Os manifestantes pretendem fazer outro protesto na próxima semana.
Fonte: Portal 730 
Acessado: 15/04/2011

2 comentários:

  1. Pois é, Passe Livre, em Maringá, onde estudava antes da UFG, é LIVRE, todo estudante que FREQUENTA as aulas tem.

    Seja na Universidade, seja em qualquer outra instituição de ensino pública.

    Mas, lá, não só os estudantes reivindicaram, também os pais dos estudantes.

    ResponderExcluir
  2. Até quando teremos que fazer mais manifestações pacíficas?
    Até que ponto vai a tolerância do governo para com nossas manifestações,
    bom isso eu não sei,
    mas a nossa já está acabando,
    se o governo continuar ignorando nossa solicitação
    (que por enquanto É APENAS NÃO AUMENTAR)
    como diz um grito:
    "O PAU VAI QUEBRAR,
    SE A PASSAGEM AUMENTAR!!!"

    ResponderExcluir